sábado, 17 de julho de 2010

Organizar é preciso

Passa pra frente!
 Nessa mundão da internetosfera de Deus, li um comentário engraçado sobre ter um local pra fazer arte em casa. A pessoa falava... "Craft room? Quem tem isso em casa? As pessoas não tem... trabalhos?", como se quem trabalha nas horas vagas (ou full time) com artesanato - costura - biscuit - qualquer coisa que o valha não fosse trabalho também. E como em qualquer ambiente de trabalho, no lugar onde você faz suas loucuras - ainda que ela seja somente abrir o photoshop pra ajustar uma foto pra postar no blog - é essencial se sentir bem quando senta, pega as ferramentas, acha tudo no lugar e quase nada te atrapalha de viajar no seu objetivo. Tendo isso em mente, eu e Daniel estamos arrumando nosso cantinho. E deixo aqui as umas dicas e ideias pra um cantinho amigo de paz, amor e criatividade.

1) Fazer um inventário de tudo o que você tem no local, e separar tudo em 3 grupos: preciso, não preciso e jogar fora. Atenha-se a deixar no local de trabalho somente o que realmente precisa. O resto pode ser alocado pra outro cômodo, uma caixa guardadinha ou no lixão mesmo. 

2) Durante o inventário, verificar o que está em papel que pode ser transferido para o computador (listas, anotações de post-its, dentre outros). Pra não se garantir só na tecnologia, tome vergonha na cara e anote tudo isso numa agenda / caderno só.

3) Depois do básico, o essencial é definir o que é prioridade para estar à mão no cantinho. No nosso caso são tintas, pincéis, as caixas de madeira, tesoura, papéis e pequenezas como fechos e dobradiças (saiba o que a gente faz aqui). No caso da maioria, são canetas, lápis, blocos, um lugar pro notebook. Sabendo o que tem que ser organizado, é fácil visualizar a ideia. 

Agora que o batalhão de coisas foi separado, seguem algumas ideias de como arrumar o craft room/cantinho de trabalho e nunca mais ficar se perguntando CADÊ A TESOURA? (claro, se você mantiver a organização inicial rs)


 A ideia da primeira foto é reutilizar latas de biscoito ou leite pra colocar correspondências e outros papéis por ordem de uso. Ficam linda assim, deitadas na prateleiras ao natural, mas também se você tiver a alma crafter, pode personalizá-la com restinhos de tecido ou papel e cola. A segunda foto é clássica - ir na papelaria e comprar essas pastas de escola e organizar as revistas por tema e os papéis por importância, etiquetando todas.


Pra guardar as tintas, vernizes, primers, carimbos e etc, as cestinhas estilo fruteira são a opção por deixarem tudo à mostra e ao alcance da mão. Essas das fotos são um sonho, mas pra algo mais simples, na Comepi, Tropical Multiloja e qualquer lojinha dessas que venda "pequenezas" para o lar, se acham aquelas prateleirinhas pretas que as manicures usam pra organizar esmaltes.


Quem não tem um quadro magnético para colocar fotos que atire a primeira pedra! Eu tenho um, colocado de lado na época da pintura do meu quarto e nunca mais posto de volta. Pois mal sabe ele que corre um risco enorme de voltar à ativa depois da primeira foto: com alguns ganchos e elásticos, ele ganha ares de prateleira de loja de ferragem e pode organizar papéis, ferramentas, lápis e outras coisas. A ideia da segunda foto é aproveitar um cestinho qualquer em casa pra colocar caixas e outros materiais que devem ser escondidos- e se não temos cesta, é fácil encontrar naquelas vendinhas de esquina aqui na cidade, ou nas raras lojas que ainda trabalham com cestaria. Pra fazer a cesta virar baú movel e mesinha, basta pregar duas ripas de madeira na parte de dentro e ali fixar os rodízios, comprados em loja de ferragem. O tampo pode ser encomendado de um marceneiro, em mdf.



Ainda na onda do reaproveitamento, com uma chapa de mdf daquelas bem feinhas pode-se fazer um quadro de recados pra colocar na parede ou mesmo encostada na mesinha de trabalho. É só colocar um pouco de espuma de estofamento e revestir a placa com o tecido de sua preferência. A mesma coisa dá pra fazer com as pranchetas e fazer um mural bem colorido.


Pra não ficar louca com os fios do computador / televisão / telefone, a dica de etiquetar quem é quem é prática e necessária. Já o "segurador de régua" também é facinho da mamãe que sabe costurar fazer um, e evitar os fios se espalhando pelo chão: todos guardadinhos e enroladinhos na redinha ao lado da mesa.



E pra finalizar, o sonho de qualquer um: um cantinho, de verdade, organizado, prático e lindo! A primeira foto é de babar, não é o primeiro armário que eu vejo se transformar em estação de trabalho. Os detalhes de como as portas viraram prateleiras e cheias de lugares pra pendurar as coisas me deixam louca. A segunda foto é a prova de que com planejamento e visão, qualquer cantinho sobrando da casa vira escritório.

Se tiverem mais dicas, tou aceitando, nosso cantinho de arte vai começar a ser organizado em breve.

3 comentários:

  1. Adorei as dicas. Preciso organizar meu pequeno escritório que tenho no quarto. =x

    ResponderExcluir
  2. Preciso mesmo de uns organizadores desses, viu???
    Adorei!

    Beijos
    Hellen Tavares
    http://bonitete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!
    Eu tenho meio que um toc de organização sabe...
    haha
    AMO ler dicas ^^

    ResponderExcluir

Followers

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Follow The Author